sábado, 26 de julho de 2014

Missa do Corpo de Deus 2014

Decorreram, no passado dia 22 de Junho, na cidade de Sacavém, as cerimónias alusivas ao Corpo de Deus. O Corpo de Deus, tabém chamado Santíssimo Sacramento, é uma cerimónia religiosa, da tradição católica, com raízes na Baixa Idade Média, onde se procura relevar a importância da presença de Cristo na Óstia Sagrada, fazendo jus ás Suas palavras na Última Ceia: "Tomai todos e comei, este é o meu corpo que será entregue por vós..." (1ª Carta aos Coríntios, 11, 24)
A Missa de Corpo de Deus, celebrada na Igreja Matriz de Sacavém, foi dirigida pelo      Rev. Con. Francisco José Tito Espinheira, Vigario-Geral do Patriarcado de Lisboa, cuja homilia recordou que os amigos, ao contrário da família, escolhem-se, e que o que verdadeiramente os une é o amor de Deus, que é dado àqueles que se unem a Jesus Cristo  pela partilha, pelo afeto e pela fé. O Deus dos cristãos não fica na lonjura distante dos céus, mas, pelo contrário, deixa-se tocar na e pela eucaristia, Nesse sentido o Reverendíssimo Cónego relembrou o significado da palavra "comunhão", que nos remete para uma "união" em "comum", primeiro com Jesus e depois entre todos. Esta união não assenta apenas nas coisas da nossa natureza, mas acima de tudo na comunhão com Deus, e esta trás consigo a promessa da vida eterna.
Relembrou ainda, D. Francisco Espinheira, que a Profissão de Fé significa acreditarmos naquilo que não vemos, porque é uma crença no que é razoável. Quando Jesus Cristo nos diz que o pão é o Seu Corpo e ele contém a Vida Eterna, está-nos a dar a Sua palavra fiável, e a partir desta crença, a nossa vida e cada uma das nossas ações ganham um novo significado.





































Sem comentários:

Enviar um comentário