sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Helena

Diz-me qual a tua graça
linda flor do meu jardim
viçoso botão em chama
reflexo de céu e de luar...
O teu meigo palpitar
meu coração inflama
e acende dentro de mim
um fogo que me trespassa


Serás tu humilde lírio

vestido de chuva e vento
habitante do verde prado
que cresce sem qualquer ciência...?
Ou serás a bela hortência
que me deixa extasiado
e ao vê-la por um só momento
mergulho neste estranho delírio...?

Serás tu simples begónia
cuja voz em mim ecoa
e em dourados sonhos me embala
ao som de um qualquer poema...?
Ou serás a suave alfazema
que tão doce aroma exala
e pela noite que se escoa
me provoca tanta insónia...?

Serás tu amor-perfeito
de olhar doce e profundo
que m' ílumina na tempestade
como a luz de um só farol...?
Ou serás o alegre girassol
que m'arrasta na saudade
e me faz correr mundo
com o coração insatisfeito...?

Serás tu uma gerbera
de bonito e sereno rosto
refletido em toda a paisagem
como um espelho só para mim...?
Ou serás o verde alecrim
qual longínqua miragem
que d' aurora ao sol posto
minh' alma sempre espera...?

Serás tu frágil açafrão
nascido à média luz
que em nuances de branco e azul
meu coração tornou escravo...?
Ou serás o pequeno cravo
cujos olhos cereja-do-sul
m' enredaram na cruz
desta cálida paixão...?

Serás tu soberbo narciso
a causa de tamanho ardor
que me enleva e angustia
sem que haja razão para tal...?
Ou serás a coroa-imperial
que se cobre de magia
e me concede com tanto amor
o encanto de um sorriso...?

Como numa antiga alegoria
um divino canto soou
para lá da linha do horizonte
em tons de sonho e de cristal
E em plena madrugada astral
a partir da Sagrada Fonte
com voz suave assim falou
a Virgem Santa Maria:

"Essa busca desesperada 
por tão forte sentimento
apenas irás encontrar
se te revestires de paciência...
Para perceberes a sua essência
terei, então, que te explicar
e atenuar o teu tormento
quem é essa flor tão prendada...

Tão alva como a açucena
nobre como o antúrio
sensível como o malmequer
delicada como a linda rosa
Essa flor tão formosa
tem textura de mulher...
revelo-te, pois, num murmúrio:
O seu nome é... Helena..."

14/2/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário