sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde - Final

Na sua alocução, no final da Procissão de Domingo,  o senhor padre Paulo agradeceu, à Comissão de Festas, todo o empenho, toda a dedicação à causa e toda a competência que lhes permitiu erguer com enorme sucesso, esta Festa em honra de Nossa Senhora da Saúde.
Relembrou o senhor padre que, para os membros da Comissão, a festa se iniciou em Fevereiro, mês em que se começou preparar o evento. Foi um longo caminho que, com o empenho, dedicação e competência, acima referidos, transformou a festa em Festa. Para mim não começou tão cedo... mas só terminou agora... Procuro, normalmente, estabelecer, com cada foto, uma interação que me permita regressar, interiomente, ao binómio espaço/tempo em que ela foi captada.  Graças a essa interação pude reviver, momento a momento, cada oração, cada cerimónia, cada traço de espiritualidade. É nesse âmbito que, neste momento, já sem recurso à imagem fotográfica, mas apenas à memória, saio da Capela da Senhora da Saúde, no dia 2 de Setembro... e... porque a minha memória já não é o que era... recordo-me apenas de ter cumprimentado a Dª Celeste... ver uma senhora a sair da Capela...   e ter falado com dois senhores do côro... antes de cair o pano sobre as Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde 2013...
Não quero terminar sem agradecer ao Sr. Padre Paulo a oportunidade que me deu de executar este trabalho e a todos em geral por me terem aturado ao longo destes sete dias... Tento perturbar o menos possível mas tenho consciência de que, por muito que me esforce, por vezes a minha presença se assemelha à de um elefante a passear numa loja de porcelanas... Muito obrigado a todos...



-Não termines assim...
- Porquê? Não escrevi nada da mal... Nem sequer me aproximei do risco...
- Pois não... mas... quando releres o texto... amanhã... vais pensar para com os teus botões: "Não devia ter escrito o último parágrafo..."
-Isso quer dizer que já viste o amanhã...
- Eu não vejo expressões de tempo... Vivo numa eternidade intemporal sob uma matriz multidimensional e multirelacional que me é simultaneamente, interior e exterior... Mas... na tua linguagem... limitada... sim... já vi  o teu amanhã...
- Será que eu posso dar uma espiadinha também?
- Não!
- Tive uma ideia... Para Te mostrar que não quero tirar vantagem disso.. não quero ver o meu amanhã... posso ver o amanhã de outra pessoa qualquer...
- De quem...?
- Qualquer pessoa... Sei lá... Vamos fazer assim... Vou fazer um sorteio mental entre todas as pessoas que conheço e vejo o amanhã da pessoa sorteada...
- Claro que esse sorteio não vai estar viciado...
- Não... Claro que não... Poucochinho...
- Então porque é que só vejo uma pessoa no sorteio...?
- Isso não vale... Tinhas dito que não voltavas a ler o pensamento...
- Não voltava a ler se tu fosses leal nesse pensamento... o que não parece ser o caso... Só conheces uma pessoa?
- Tinhas que estragar tudo... esquece o sorteio... esquece o amanhã... Realmente é muio mais interessante quando o amanhã é uma surpresa... Já apaguei o parágrafo... Já o substituí por um "muito obrigado a todos"...
- Lindo menino... Não vais ficar com birra... pois não?
- Ainda não decidi...
- (Sorriso)
- Porque é que Tu tens sempre razão...? Porque é que não posso, por uma vez, sem exemplo, claro, ser eu a ter razão...?
- Quem sabe... um dia destes... pode ser que sim...



















































































































Sem comentários:

Enviar um comentário