segunda-feira, 16 de maio de 2011

Peregrinação a Fátima - Dia 2

Neste segundo dia de peregrinação pernoitamos em Santarém, de onde escrevo estas linhas. A jornada começou cedo. Ás 6 horas da manhã já palmilhávamos as ruas da Azambuja, em mais uma etapa de aproximação a Fátima. Devo confessar que, ontem à noite, tive sérias dúvidas sobre a minha condição física para hoje. Na parte final do percurso tinha sentido as pernas muito pesadas e dores na sola dos pés. Receei, por isso, ter dificuldades físicas durante o dia de hoje. No entanto, os primeiros sinais foram bons. Nem peso nas pernas, nem dores nos pés. Talvez a magia própria da madrugada me tenha ajudado.  De facto, num curto espaço de tempo, tive o privilégio de vislumbrar uma dupla perspectiva:
Por um lado, integrado na coluna, atravessando a noite, naquela hora entre o cão e o lobo, onde tudo se mistura e tudo se confunde, franqueando as portas à alvorada e ao eterno renascer dos tempos. 
Por outro, caminhando um pouco à frente dos restantes peregrinos, na busca de uma melhor perspectiva para fotografar, de costas para o horizonte,  o cenário que se estendia à minha frente mostrava como cada um dos Caminhantes da Senhora de Fátima se assemelhava a uma etérea vela, bruxuleante, postada num altar em honra de Nossa Senhora.
A manhã já chegou quente. O sol não quiz deixar de nos acompanhar e testemunhar a determinação posta em cada passo. Almoçámos no Vale de Santarém onde foram também cantados os parabéns a uma peregrina que hoje celebra o seu aniversário.
A tarde esteve tórrida. Entre montes e vales o querer e a vontade de cada um de nós superou todas as mazelas, todas as dores, todos os momentos de maior ou menor desânimo.  A subida final até Santarém não assustou nenhum dos Caminhantes da Senhora de Fátima que, com um sorriso nos lábios, a foram vencendo, passo a passo, metro a metro.
Amanhã será um novo dia.
Uma pequena legenda para as imagens: 
Peregrinos fechando a coluna; fila indiana em curva; quatro peregrinas durante o percurso; o guia da coluna sinalizando o grupo para as viaturas, em curva fechada; peregrinos atravessando uma passagem de nível sem guarda; à entrada do Vale de Santarém; peregrinos rezando o terço antes do almoço; o almoço no Vale de Santarém; o grupo cantando os parabéns à peregrina aniversariante, a primeira senhora do lado direito; um momento de descanso antes de retomar a marcha; duas imagens da subida final para Santarém; a distribuição do jantar; rezando o terço antes de deitar.


Sem comentários:

Enviar um comentário