quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cerimónias comemorativas dos 100 anos do IPE.

Decorreram ontem, no Instituto Pupilos do Exército, um conjunto de cerimónias que encerraram as comemorações do centenário do IPE. Logo pela manhã, com a presença do Presidente da Câmara de Lisboa, Dr. António Costa, do Secretário de Estado da Defesa, Dr. Marcos Perestrello, e do CEME, Sr. General Pinto Ramalho, foi descerrada a placa toponímica "Rotunda Pupilos do Exército",  na confluência da Rua Reinaldo Santos com a Rua Mariano Pina.
Nas alocuções que se seguiram, o Presidente da Câmara de Lisboa e o Sr. Major-General Director do IPE referiram a importância do contributo do Instituto para a valorização cultural, cívica e educacional dos jovens da cidade, e não só, nomeadamente aqueles que, pertencendo a classes sociais desfavorecidas, puderam ter acesso a um ensino de qualidade. Neste sentido, concluiu António Costa, esta cerimónia simbolizou "o enriquecimento do património memorial da cidade de Lisboa e a sua homenagem a uma das instituições que mais prestigia a cidade."
Uma pequena legenda para as fotos, de cima para baixo:
O General CEME e o Presidente da Câmara de Lisboa descerram a placa toponímica; a nova rotunda Pupilos do Exército; alocução do Director do IPE; discurso do Presidente da Câmara; três imagens dos alunos do IPE cantando o hino do Instituto; as altas entidades ouvindo a interpretação do hino; a Associação dos Antigos Alunos do IPE oferecendo uma lembrança ao Presidente da Câmara; o Director do IPE e o Presidente da Câmara; o general CEME e o Secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar; um grupo de operacionais trajando a rigor; o prazer de fotografar quatro senhoras bonitas.

1 comentário: