terça-feira, 14 de abril de 2020

Paróquia de Porto Salvo - Igreja Matriz

A  Paróquia de Porto Salvo foi fundada em 1 de Janeiro de 1985, pelo Cardeal Ribeiro, desanexada de Oeiras e São Julião da Barra.  É constituída por cinco comunidades, todas elas devotas a Nossa Senhora: Bairro dos Navegadores, Casal da Choca, Leião, Ribeira da Lage e Vila Fria. 
A Igreja Matriz da Paróquia é uma ermida, cuja construção, segundo a tradição oral, remonta ao século XVII, em que mareantes das carreiras da Índia se viram em grande perigo durante uma terrível tempestade. Numa súplica conjunta, o capitão da embarcação fez, em nome de todos, a solene promessa de mandar erigir uma capela em honra de Nossa Senhora no primeiro local elevado que vislumbrassem, se Ela se apiedasse da sua aflição, os guiasse para fora daquela tempestade e os conduzisse a um porto onde estivessem a salvo.
A Virgem atendeu as suas preces, intercedeu por eles junto de Deus, e logo se produziu uma grande calmaria. Sem saberem como encontraram-se num pequeno porto abrigado. O capitão fixou com o olhar o local mais alto e em pouco tempo os marinheiros agradecidos e reconhecidos cumpriram a sua promessa. No humilde sítio de Caspolima foi erigida uma ermida sob a invocação de Nossa Senhora de Porto Salvo.






































Sem comentários:

Enviar um comentário