quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Conferências em tempo de Advento II

Decorreu, na noite de ontem, no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Sacavém, a terceira conferência integrada na celebração do Jubileu do Rev Pe Paulo Kollithanathumalayi, subordinada ao tema do "Sacerdócio" enquanto Sacramento", que teve como orador o Rev Pe Tiago Tomás.
O Rev Pe começou por referir a forma como Deus, ao longo dos tempos, se manifestou aos homens através do sacerdócio, sendo que, no Antigo Testamento, a  esse sacerdócio faltava a mediação direta com Deus, mais tarde estabelecida com a Encarnação do Verbo Divino. 
Jesus Cristo, enquanto Deus e, simultaneamente, enquanto Homem, estabelece essa mediação e,  com o Seu sacrifício,  sela a nova Aliança de Deus com o Seu povo. Neste sentido, no sentido de que somos permanentemente convidados a participar na vida de Jesus surge um duplo sentido de sacerdócio: 
Sacerdócio Batismal - a que todos somos chamados após o sacramento do Batismo cultivando de forma continua a esperança, fé e caridade (no sentido mais profundo que lhe dá São Paulo na 1ª carta aos Coríntios);

Sacerdócio Ministerial - em que o Sacerdote renova e atualiza, em cada celebração, o sacrifício de Jesus Cristo e, ao fazê-lo, contribui decisivamente para a obra da Redenção, abrindo as portas de acesso ao Senhor. Só na interação entre ambos os sentidos se estabelece a verdadeira comunhão que permite a efetivação da Aliança entre Deus e os homems.






Sem comentários:

Enviar um comentário