terça-feira, 15 de setembro de 2015

Celebração em honra de Nossa Senhora da Saúde 2015 - Segunda-Feira

Iniciaram-se, no passado dia 31 de Agosto, na cidade de Sacavém, as cerimónias em honra de Nossa Senhora da Saúde. Este evento, que se celebra anualmente, nesta época do ano, evoca a intervenção de Nossa Senhora, no ano de 1599, aquando do surto de peste que dizimou grande parte da população de Lisboa e arredores. Famílias inteiras foram atingidas pela moléstia que grassava, imparável, perante a impotência das autoridades sanitárias de então. 
À época existia na localidade de Sacavém uma ermida dedicada a Santo André, utilizada como albergaria de peregrinos e, simultaneamente,  como hospital/gafaria (hospital de leprosos). O número de mortos, resultantes da peste  excedeu  o espaço disponível na Igreja pelo que houve a necessidade de se abrirem valas no exterior e em torno da ermida. Logo ao abrir-se a primeira vala foi encontrada uma estátua da Virgem com o Menino. Juntou-se imediatamente muita gente que, através de cânticos, preces  e procissões, clamou pela salvação do seu povo. A peste cessou pouco depois e  a Virgem passou a ser venerada sob invocação de Nossa Senhora da Saúde. 
Desde então que a Senhora da Saúde tem sido venerada com particular carinho pelos sacavenenses, realizando-se, anualmente, no primeiro domingo de Setembro, grandes festejos em sua honra. Como nos tempos antigos, ainda hoje, muitos fieis recorrem à sua intercessão nas doenças e casos difíceis a fim de obterem as graças imploradas, como o autor destas linhas que apela a Nossa Senhora da Saúde pela saúde daqueles que lhe são próximos e pela rápida recuperação de quem mais ama.












































































































Sem comentários:

Enviar um comentário