segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde 2014 - Quinta-Feira

Na 5ª feira realizou-se, no Pavilhão Multiusos da Junta de Freguesia de Sacavém, uma conferência subordinada ao tema "Fé e Família" que teve como orador o Rev. Cónego Francisco José Tito Espinheira, Vigário Geral do Patriarcado de Lisboa.
Na sua alocução o Sr. Cónego recordou que o nosso primeiro ato de fé é na família e nos seus membros (de que é exemplo  inquestionável que o pai é pai) e é, também, no seu seio que encontramos a nossa identidade primária, configurada na associação de um rosto a um nome e ao conjunto próximo de relações que nos transmitem o conforto e a segurança necessárias para irmos, paulatinamente, construindo a nossa relação com o mundo.
No desenvolvimento do nosso ser-no-mundo, enquanto ser-em-relação, tem uma importância fundamental a mundividência e os valores que vão sendo transmitidos, no seio da família, para que cada um dos seus membros possa contribuir,  de forma concertada, para a construção da sociedade universal que todos desejamos. Neste sentido cada membro da família é responsável pelos restantes, dele se esperando um movimento interativo e intersubjetivo de cooperação e de transmissão dos princípios da Fé associados à ação prática, que permitam uma praxis quotidiana de permanente intervenção reedificadora do mundo. 
O mundo, tal como o conhecemos, não sobrevive sem a presença  da família, como suporte institucional a partir do qual se vai autoregenerando a cada momento. Desta forma é na  desmultiplicação relacional da família, quer horizontal (com as outras famílias e restantes instituições em geral) quer vertical (com qualquer forma de espiritualidade e, no limite, com  Deus), que o mundo encontra um princípio de identidade estrutural por entre os (por vezes convulsivos), movimentos internos que, constantemente o  abalam.
O príncipio de identidade que regula o mundo, no seu movimento evolutivo, tem, pois, a sua matriz, no mesmo paradigma referencial para que cada família tende, que não é senão a Santíssima Trindade, em que três Pessoas, fundidas numa só, buscam a sua identidade a partir de uma Unidade essencial. Esta Unidade dinâmica, desenhada  através de uma teia de relações entre as diferentes Pessoas da Trindade, tem, na sua génese,  o  ato gratuito de Amor divino consubstanciado na própria Criação.
Da mesma forma que cada uma das Pessoas da Trindade só o é em relação a cada uma das outras (Pessoas), cada membro da família consanguínea, ou social, só o é em relação ao(s) o(s) outros(s) membro(s), relação essa que supõe a interiorização daquele Amor inculcado pelo espírito de Deus no nosso coração, no primeiro movimento Criador.  Daí a importância da Fé, enquanto capacidade de nos relacionarmos com o mundo da mesma forma com que Deus com ele se relaciona, ou seja, tendo o amor como substrato fundamental a partir do qual se torna possível caminhar de mãos dadas em prol de uma sociedade cada mais próxima dos ideais cristãos. 
Relembrou o Sr. Cónego Francisco Espinheira que as relações de sangue se articulam familiarmente em laços de amor e que a família cristã não pode estagnar sobre rotinas já estéreis  e fórmulas vazias de sentido, mas que, enquanto aliança esboçada sobre o amor de Deus, deve ser proativa na busca de uma cada vez maior perfectibilidade, objetivo último do casamento e de toda as outras modalidades de união afetiva,  de forma a que cada um dos seus membros possa atingir a maturidade de Cristo conforme a Carta aos Efésios, 4, 13.













Sem comentários:

Enviar um comentário