segunda-feira, 18 de março de 2019

Procissão dos Santos Ícones - 2019

Decorreu ontem, na Catedral de São Martinho de Dume, a Procissão dos Santos Ícones. A cerimónia,  que acontece no primeiro domingo da Quaresma Ortodoxa, foi dirigida por D. Theodoro, Arcebispo Ortodoxo de Évora e Setúbal, e evocou o chamado "Triunfo da Ortodoxia" contra a corrente iconoclasta, caracterizada pela oposição radical a toda qualquer forma de veneração de ícones. 
Esta corrente iconoclasta foi iniciada em 730  pelo imperador bizantino Leão III e foi responsável  pela destruição de inúmeros ícones, bem como diversas outras formas de representação pictórica, como frescos, pinturas, livros com gravuras e outras obras de arte relacionadas com a fé cristã. O princípio que subjazia a esta doutrina  era o de que os ícones não eram senão ídolos e, por isso mesmo, a sua veneração era pura idolatria. 
Em 843, durante a sua regência,  a Imperatriz Teodora  proclamou a  legitimidade do caráter sacramental dos ícones, entendidos como portadores da graça de Cristo, recuperando, assim, a legitimidade da veneração das imagens de santos, conforme tinha sido aprovado no Segundo Concílio de Niceia, em 787. É esse marco histórico que é relembrado e celebrado pela Procissão dos Santos Ícones. 






























Sem comentários:

Enviar um comentário