sábado, 7 de janeiro de 2017

Celebração do Natal Ortodoxo 2016

Decorreu, na noite do passado dia 6, na Catedral de São Martinho de Dume, a celebração do Natal Ortodoxo.  A evocação e celebração do nascimento de Jesus Cristo realiza-se nesta data pelo facto de a Igreja Ortodoxa se continuar a guiar pelo calendário juliano, implementado por Júlio César em 46 AC, modificado ao longo dos tempos, nomeadamente por Augusto, e que vigorava  à data do nascimento de Jesus.
O cerimonial foi presidido por D. Theodoro, Arcebispo Ortodoxo de Évora e Setúbal, que, lendo a mensagem natalícia do Metropolita João I, relembrou que esta época  não deve ser entendida, nem vivida, no âmbito de festejos excessivos e um consumismo desenfreado, mas no âmbito do cumprimento da promessa de Deus, feita no Antigo Testamento, relativa à vinda do Messias e que o nascimento de Jesus, a Sua Encarnação, veio concretizar. Neste sentido devemos  pôr em prática todos os princípios de vida que Ele nos transmitiu, associados à caridade, à fraternidade e ao amor pelo próximo. Durante o evento decorreu a benção para acólito do pequeno Rafael.



























8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. 2016. Conforme referido no texto de suporte, o calendário Juliano difere do calendário em vigor (calendário Georgiano)em 13 dias. Desta forma o(s) dia(s) 6/7 de Janeiro de 2017 no calendário Juliano (em vigor) correspondem aos dias 24/25 de Dezembro de 2016 no calendário Juliano (em uso na Igreja Ortodoxa). Logo este cerimónia eucarística corresponde àquela que a Igreja Católica Romana celebrou à meia noite de 24 de Dezembro de 2016.
      Com os melhores cumprimentos

      Eliminar
  3. Exato, mas então se na maioria das igrejas ortodoxas seguem o calendário juliano tradicional, no título deveria referir Natal 2017

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece. Se a data corresponde a 25 de Dezembro de 2016, então, é ao Natal de 2016 que nos estamos a referir, embora, de acordo com o calendário georgiano, decorra já em 2017. A não ser que algo me esteja a escapar é a festa do Natal de 2016.

      Eliminar
  4. Já agora deixe-me corrigi-lo. O pequeno Rafael recebeu a bênção para ser acólito e não foi ordenado ao diaconado, até porque não tem idade para tal nos cânones da Igreja Ortodoxa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza meu caro. Todas as correções são permitidas, e até agradeço que o façam, desde que sejam de boa fé como creio que seja o seu caso.
      Como apenas conheço as três ordens eclesiásticos maiores (Diáconos, Presbíteros e Bispos) pensei que, de alguma forma tivesse sido um certo tipo de iniciação ao diaconado. Não tive tempo útil para investigar, pelo que vou corrigir o texto e, uma vez mais, obrigado pela correção.
      Com os melhores cumprimentos.

      Eliminar
  5. Sim a data corresponde ao 25 do calendário gregoriano, mas se está a publicar cerimónias da "igreja ortodoxa" e se essa se rege pelo calendário juliano tradiconal então é o Natal de 2017.

    ResponderEliminar