segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

115º Aniversário da Cooperativa "A Sacavenense" - Turma de Etnografia e Folclore da Academia de Saberes do Polo de Sacavém

Decorrem, ao longo de todo o mês de Janeiro, na cidade de Sacavém, as comemorações do 115º Aniversário da Cooperativa "A Sacavenense". Um verdadeiro ex-libris da cidade, quiçá um dos últimos representantes de uma região industrial que atingiu o seu apogeu ao longo dos três primeiros quarteis do século XX, a Cooperativa "A Sacavenense" é uma instituição com estatuto de utilidade pública, fundada em 31 de Janeiro de 1900, por um conjunto de trabalhadores da Fábrica da Loiça de Sacavém, unidade industrial de cerâmica que foi, durante décadas, uma referência de qualidade associada não só à cidade, como à cintura industrial de Lisboa.
A Cooperativa "A Sacavenense" tem por objetivo a promoção e defesa dos princípios cooperativistas para proteção dos seus associados, quer na área do bens essenciais, quer na vertente mutualista e, ao longo dos seus 115 anos de existência,  prestou relevantes serviços à população local, sendo portadora de um acervo histórico, cultural e associativo que muito dignifica a cidade, a região e o próprio país. 
Atualmente a Cooperativa é um dos principais veículos de dinamização associativa e cultural da cidade de Sacavém e, mesmo sendo muitas vezes esquecida pelas forças vivas (embora um tanto adormecidas) da cidade, apoia um vasto leque de atividades como a canoagem, apoio ao ensino, ballet,  snooker, yoga, muay-thay, karaté-shotokan, ginástica sénior, patchwork - artes decorativas, zumba e pintura. Tal dinamização só é possível graças a um pequeno número de dirigentes que dando o melhor de si mesmos,  abdicam, muitas vezes, dos seus tempos de descanso, em prol do bem-comum. Entre esses dirigentes não posso deixar de referenciar o Sr. Francisco Gravito cujo esforço para levar tal barco a bom porto deve ser merecedor de público destaque.
As comemorações do 115º Aniversário da Cooperativa "A Sacavenense" inciaram-se no passado dia 14 com a excelente atuação da Turma de Etnografia e Folclore da Academia de Saberes  do Polo de Sacavém, da Universidade Sénior de Loures.








































Sem comentários:

Enviar um comentário