terça-feira, 9 de outubro de 2012

Construção do Deus Ganesh 2012 - I

Decorreu no segundo domingo de Setembro, no Templo de Radha Krishna, liderada pelo Sacerdote do Templo, Niteshkumar Trivedi, a cerimónia associada à construção do Deus Ganesh. O Deus Ganesh, filho de Shiva e Parvati é o mestre do intelecto e da sabedoria. É normalmente representado com uma grande barriga (sinal de prosperidade) e cabeça de elefante (representando a memória cósmica e a inteligência associada ao intelecto e à sabedoria). Está sempre associado a um rato que serve de seu meio de locomoção.  O rato (Mushika), sendo um símbolo da ignorância pela sua permanência em locais associados ao mundo subterrâneo e sujo, representa a possibilidade de escaparmos a esse mesmo mundo e a iluminarmos o nosso ser profundo com a luz do conhecimento.
Reza a lenda que em menino, ao guardar os aposentos de sua mãe, Parvati, enquanto tomava banho, impediu a passagem ao pai que, após um feroz combate o decapitou. Parvati pediu a Shiva que lhe desse novamente vida, mas a cabeça de Ganesh tinha sido enviada para muito longe. Shiva solicitou a ajuda de Brama que o aconselhou a substituir a cabeça pela do primeiro animal que encontrasse virado na direção norte. Os exército de Shiva encontaram um elefante, a dormir, virado para norte, deceparam-no e colocaram a cabeça no corpo de Ganesh. Nesse mesmo instante Ganesh voltou à vida. 
Gostaria de realçar que, neste artigo, integro, pela primeira vez, momentos de honra e veneração perante a Árvore Sagrada Hindu.




































































































































Sem comentários:

Enviar um comentário