quinta-feira, 9 de junho de 2011

Satya Narayan Katha

Realizou-se, no passado Domingo, no Templo Radha Krishna, da Comunidade Hindu em Portugal, a Satya Narayan Katha. Esta cerimónia que contou com a presença de inúmeros crentes, foi conduzida pelo sacerdote Niteshkumar Trivedi, Sacerdote do Templo de Radha Krishna.  O seu principal objectivo foi  mostrar aos crentes o caminho da Verdade. Esta, muito mais do que um conceito obscuro, reservado aos dicionários teológicos e filosóficos, afirma-se pela necessidade da sua presença, no dia a dia de cada um de nós. A Verdade, enquanto caminho para Deus, está aí, à nossa frente, aguardando a nossa disponibilidade para a aceitarmos. Neste sentido é fundamental o papel do sacerdote.  Satya (Verdade) Narayan  (Deus) é representada pela sua palavra (do sacerdote), cujo elevado nível de conhecimento espiritual lhe permite ser o veículo privilegiado da palavra divina. Através dela  transmite aos crentes uma paz interior que lhes possibilita a fuga à volatilidade do mundo e ir ao encontro de Deus, num momento, simultaneamente de reconhecimento (da necessidade da Verdade) e desvelamento (do caminho para a encontrar e seguir). 
Satyanarayan Khata é uma cerimónia realizada por todos os hindus, geralmente nas suas residências, para obter bons resultados no comércio, indústria e outras actividades profissionais. Daí a importância de se caminhar pelo trilho da Verdade.
O simbolismo do cerimonial ganha particular relevância, nos dias de hoje, submergidos que estamos, pelas múltiplas solicitações em que a sociedade e o mundo, a cada momento, nos envolve. Os múltiplos níveis de conforto e prosperidade, o mundo actual (Kali Yuga) nos proporciona, impedem a mente e a alma de alcançarem a paz, algo que só é alcançado pela palavra divina, brotando através do sacerdote, a partir da própria Fonte Primeira. Esta cerimónia iniciou-se como uma homenagem à divindade, num momento eivado de profundo simbolismo, através da leitura dos seus 1000 nomes. À medida que cada nome ia sendo lido os crentes desfolhavam uma pétala em sua honra. Após a leitura e oração Satya Namayan foi feita a homenagem aos deuses, Maha Arti, num momento de rara beleza e de profundo sentimento cósmico de partilha.

Uma breve legenda para as imagens, de cima para baixo:
O sacerdote em profunda interacção com os deuses e os crentes, transmitindo-lhes a palavra divina;  sacerdote preparando o altar onde será feita a oferenda dos alimentos aos Deuses;  sacerdote colocando o Tylak na crente;  Sarcedote colocando um fio, RASKHA (protecção),  no braço direito da crente;  senhora colocando folhas de Tulsi e flores, na mão do marido, para as  oferecer aos deuses;  casal orando aos deuses;  as pessoas tocam na pessoa mais próxima, acreditando que estão perto de Arti  oferencendo rezas e respeito;  duas imagens em que os participantes de Katha estão através da água, a evocar todos os rios sagrados e a dar banho ao deus Ganesha, purificando, assim, o ambiente;  senhoras desfolhando pétalas ao mesmo tempo que eram ditos os 1000 nomes de deus;  senhora lendo os 1000 nomes de deus;   crentes fazendo oferendas aos deuses;  conjunto e músicos que acompanha a cerimónia; oração aos deuses;  oração e homenagem ao deus RADHA KRISHNA;  oração e homenagem à deusa SATI MA; oração e homenagem à deusa AMBA MATAJI; após a passagem do Arti a crente levará as mãos à cabeça mostrando o seu total respeito a Deus;






Sem comentários:

Enviar um comentário