Iniciou-se hoje, 8 de Maio de 2011, no jardim de Sacavém (em frente ao meu querido Batalhão de Adidos), uma peregrinação a Fátima. A partida deu-se às 5 horas da manhã e a caminhada fez-se a um bom ritmo. Houve uma paragem maior, em Vila Franca de Xira, para juntar mais peregrinos ao grupo. Estes apenas (re) iniciaram o percurso na vila ribatejana, porque já tinham efectuado o trajecto, até lá, no passado dia 17. O almoço foi em Castanheira do Ribatejo e o jantar e a dormida na Azambuja, onde nos encontramos agora. Há peregrinos de várias idades mas de um único extracto social: aquele que os faz abandonar o conforto do lar e palmilhar, estrada fora, pedindo, cumprindo ou orando, mas sempre venerando Nossa Senhora de Fátima. Creio que o momento mais crítico, deste primeiro dia, foi vencer as longas rectas até chegar à Azambuja, debaixo de um sol muito quente. Muito mais do que o sol, o alcatrão ou as dores, a grande dificuldade foi a confluência, simultânea, de milhares de peregrinos para essas rectas. De facto, perdeu-se um pouco a noção de grupo, vencido pela força de avassaladora do conceito de multidão. No entanto leu-se, na expressão facial de cada peregrino, a enorme determinação, enraizada numa fé profunda, em ultrapassar todas as dificuldades que aparecessem. Têm sido momentos de confraternização, de sacrifício e, acima de tudo, de uma espiritualidade profunda.
Amanhã será outro dia. Uma breve legenda para as imagens deste primeiro dia. Os primeiros passos dos peregrinos, lá para os lados de Santa Iria da Azóia; um momento de descanso em Alhandra; três imagens dos peregrinos a atravessar Vila Franca de Xira; três peregrinos entre Vila Franca e Castanheira do Ribatejo; duas imagens com alguns momentos para o início da digestão, após o almoço, em Castanheira; três imagens com os peregrinos, entre Castanheira e a Azambuja; o merecido repouso dos caminhantes de Nossa Senhora; a equipa de apoio liderada pela sempre incansável Dª Ermelinda.
Parabéns Zé Carlos, pelas fotos e pelos textos, espelham otrabalho de um bom profissional e o sentir de uma pessoa de fé.
ResponderEliminarUm abraço
Humberto Fernandes
Muito obrigado pelas suas palavras que, naturalmente, fazem bem ao ego. No entanto, nem as fotos, nem os textos, seriam possíveis sem a vossa precisoa colaboração. Um abraço
ResponderEliminarJosé Carlos Brígida
Olá José Carlos, tudo bem?
ResponderEliminarEstive uns dias em Marrocos onde me desloquei por motivos profissionais, mas tive oportunidade de visitar algumas mesquitas e medinas, que proporcionam imagens sensacionais, onde um fotografo se deve sentir no paraizo.
Gostaria de obter mais fotos e videos da peregrinação a Fátima, mas como não poderei ir ao almoço, nesse dia vai ser o batizado da minha neta, peço-lhe o favor de me indicar como as obter.
Pois imagens captadas por um bom fotografo são imperdiveis
Obrigado e bons disparos.
Humberto Fernandes
Boa noite Sr. Humberto
ResponderEliminarAcredito que sim, as mesquitas marroquinas devem permitir excelentes imagens. É uma questão de oportunidade. Por cá, infelizmente, não me permitem o acesso à Mesquita de Lisboa.
Em relação ás fotos e vídeos da Peregrinação a situação é a seguinte: eu também não vou ao almoço por afazeres profissionais. No entanto nesse almoço o CD que é entregue é com as imagens e vídeos captados pelo senhor Fernando. Portanto, em relação a essas imagens terá que falar com a Dª Ermelinda.
Em relação ao meu trabalho posso arranjar-lhe um DVD com essas imagens e vídeos, mas como estou um pouco atrasado dê-me umas 3 a 4 semanas para ter tudo completo.
Gostei de saber de si
Com os melhores cumprimentos
José Carlos Brígida
Boa tarde José Carlos e muito obrigado pelas informações que teve a amabilidade de me enviar.
ResponderEliminarNão há pressa, vamos aguardar por um periodo em que tenha menos solicitações profissionais.
Um abraço, bom trabalho e muita saude
Humberto Fernandes