Este artigo visa divulgar um quarto conjunto de imagens relativas ás Noites de Navrati. A quinta noite (Panchami) homenageia Skanda Mata, a mãe de Skanda. Este foi escolhido pelos deuses para liderar a guerra contra os demónios. Skanda Mata é nomalmente representada montando um leão. Tem 4 braços (um dos quais transporta Skanda na sua expressão infantil) e três olhos.
A sexta noite (Sashti) celebra Katyayani. Reza a lenda que o sábio Kata desejava ter uma filha deusa. Nesse sentido foi submetido a um longo período de austeridade e penitência, no final do qual recebeu a graça da Deusa-Mãe que gerou Katyayani, como um seu avatar. É representada montada num leão e irradiando a luz do sol postado à sua retaguarda. Tem quatro braços, uma adaga longa numa das mãos e uma flor de lótus noutra.
A sétima noite (Saptami) é dedicada a Shubhamkari cuja postura guerreira e destemida representa a proteção contra e a libertação dos nossos anseios, medos e problemas. Shubhamkari é negra, tem o cabelo despenteado e traz ao pescoço um colar iluminado. Ao contrário das outras manifestações de Durga é representada montada num burro. Tem três olhos redondos e brilhantes e expira chamas pelo nariz. Possui quatro braços. A sua mão esquerda superior concede bençãos e a inferior dissipa medos. A mão direita superior tem uma draga e a inferior um espinho feito de ferro.
Sem comentários:
Enviar um comentário