Este artigo visa divulgar um segundo conjunto de imagens das Noites de Navrati. Embora estas imagens se refiram exclusivamente a Navami, creio ser importante fazer uma breve abordagem teórica, muito sintética, a todas as noites de Navrati e ás manifestações de Druga que se celebram em cada uma delas.
A primeira noite (Pratipada) celebra Shailaputri (filha das montanhas), filha de Hemavana, o Rei dos Himalaias. É normalmente representada montando um touro e levando nas mãos um tridente e uma Flor de Lótus. Shailaputri personifica o poder das divindades primordiais Brahmam, Vishnu e Shiva.
A segunda noite (Dwitiya) celebra Brahmacharini. Emanando de si mesma uma imensa alegria e felicidade esta segunda encarnação de Durga concede paz, prosperidade e graça aos seus crentes. Brahmacharini é entendida como o caminho para a iluminação espiritual e consequente libertação do ciclo de nascimento e morte (Moksha). É representada com uma expressão de radiante felicidade, levando um mala (objeto de cariz religioso e que está na origem do terço cristão. O mala é formado por uma sucessão de contas trespassadas por um fio, amarradas de uma forma circular. É utilizado para contar o número de mantras recitados.) na mão direita e um pequeno recipiente com água na esquerda.
Sem comentários:
Enviar um comentário