Este artigo visava, apenas, divulgar uma segunda série de imagens da Procissão do Santíssimo Sacramento. No entanto, um visitante do blog questionou-me sobre as razões pelas quais, se chama "Santíssimo Sacramento" a um evento que ocorre no dia do Corpo de Deus. Eu não sou um especialista em questões religiosas, pelo que não serei a pessoa mais indicada para responder. No entanto vou fazê-lo porque que sendo o único responsável pelos artigos que publico não devo remeter as dúvidas para outras entidades, mas sim procurar encontrar a resposta mais adequada à questão colocada. Assim, a minha resposta a essa dúvida é a seguinte:
Do ponto de vista puramente etimológico Santíssimo Sacramento e Corpo de Deus remetem para raízes diferentes. O primeiro combina origens hebraicas (santo deriva do hebraico Kadosh, separado, cindido), latinas (sacramento deriva de Sacramentum) e gregas (sacramentum deriva do Mystêrion grego). Isto significa que o Santíssimo Sacramento representa Aquele que está separado do mundo pela sua santidade e cujo corpo está presente para ser partilhado por todos os fieis (sacramento). O segundo conceito é a tradução literal da expressão latina Corpus Christi.
Do ponto de vista conceptual, Santíssimo Sacramento e Corpo de Deus remetem para a mesma expressão latina Corpus Christi, que significa, literalmente Corpo de Cristo. Esta expressão que, na sua dimensão meramente semântica, era apenas utilizada nas liturgias da época, ultrapassou a clausura da palavra e ganhou um espaço e um estatuto próprio, como festa cristã, quando, segundo reza a lenda/história, a freira Juliana de Cronion, no século XIII, teve múltiplas visões de Cristo, solicitando-lhe que o mistério da Sua Eucaristia fosse celebrado com a dignidade e o destaque que mereciam, como aliás está implícito nas Sua palavras: "Este é o meu corpo... fazei isto me memória de mim". (Lucas 22:19) Tendo tomado conhecimento do sucedido o Papa Urbano IV decretou, na bula Transiturus de hoc mundo, que esta festa (feita procissão) passasse a integrar o calendário litúrgico.
Resumindo, o Santíssimo Sacramento representa a presença do Espírito Santo na Eucaristia, sob a forma de pão, que não é senão presença e a comunhão do Corpo de Cristo (Deus), durante essa mesma Eucaristia.
Quero alertar, os meus caríssimos visitantes, que, por questões de tempo, vou suspender temporariamente a redimensionação das fotos, pelo que elas podem ser vistas no seu tamanho natural.
Sem comentários:
Enviar um comentário