Na 5ª
feira, dia 1 de Setembro, decorreu, na Sala Multiusos da Junta de Freguesia, uma conferência
subordinada ao tema "Perspetiva Cristã de vida e sociedade", que
teve como orador Sua Excelência Reverendíssima Dom José Augusto Traquina, Bispo Auxiliar de Lisboa.
O Rev. Bispo começou por nos relembrar que há pessoas que pensam de uma forma diferente da nossa e que esta é a perspetiva com que devemos olhar a ligação profunda entre as pessoas, a sociedade e o mundo. Neste sentido a afirmação de que "Jesus Cristo é a Verdade" não infirma mas confirma essa demanda pela Verdade que outros buscam por outros caminhos...
Não há realidade humana que não encontre eco no coração da Igreja, logo tudo o que é humano interessa à perspetiva cristã da sociedade. Importa, pois, e desde logo, perceber que a nossa identidade comum, a que, enquanto cristãos, afirmámos ao longo dos séculos, e pressupõe todas aquelas diferenças, está a ser esquecida na Europa atual que parece querer desconstruir a matriz judaica-cristã que está na génese daquela identidade histórica.
A desconstrução da nossa matriz genética, que está intimamente associada à fragilidade intrínseca das instituições europeias, e da sua afirmação perante os povos e as pessoas, determina a formação de uma consciência individual e coletiva cada vez mais egocêntrica... mais comodista... mais isolada... e menos preocupada com busca do bem comum. Ora aquilo que Deus quer de nós é algo diferente... (Cont)
Sem comentários:
Enviar um comentário