sábado, 31 de março de 2018

Retiro Espiritual 2018 - Segundo dia

No segundo dia do Retiro Espiritual, que  decorreu nos passados dias 17 e 18 de Fevereiro, na Igreja Matriz de Sacavém, o Rev Cónego Américo Aguiar realçou o peso do "Eu" em detrimento do "Nós", na sociedade atual. Este "Eu" pode ser um bloqueio à conversão e à abertura do nosso coração a Deus. Quando tudo acontece em função do "eu", e só este "eu" tem importância, o "outro" deixa de ter possibilidade de aparecer e de se valorizar e perde-se o sentido do caminho para Cristo. Urge pois termos consciência da necessidade de um permanente recomeço pois, de facto, nada sabemos sobre esse caminho. 
Fazendo uma analogia entre os quarenta anos da travessia do deserto, os quarenta dias de Cristo no deserto e os quarenta dias da Quaresma,  o Rev Cónego relembrou-nos que durante aquela travessia o povo hebreu colocou, diversas vezes, em causa a Palavra de Deus, preferindo continuar prisioneiro em vez de seguir o caminho da Terra Prometida. Da mesma forma também nós, muitas vezes, nos sentimos tentados a ficar prisioneiros, no pecado, no vício e no conforto que eles arrastam, fugindo às dificuldades que o caminho de Cristo, nos coloca pela frente.   
Tal como Cristo, durante a sua permanência no deserto, foi ultrapassando os obstáculos que lhe foram, sucessivamente, aparecendo, também nós, devemos ter presente que quando Deus nos coloca um obstáculo no caminho dá-nos sempre a força necessária para o ultrapassarmos.

















Sem comentários:

Enviar um comentário