terça-feira, 24 de outubro de 2017

Celebrações em honra de Nossa Senhora da Saúde 2017 - Quinta-Feira

Na 5ª feira, dia 1 de Setembro, decorreu, na Sala Multiusos da Junta de Freguesia, uma conferência subordinada ao tema "Maria Modelo dos Crentes", que teve como orador Sua Excelência Reverendíssima Dom Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa.
O Rev. Bispo começou por nos relembrar que a atitude que marca o cristão e o diferencia é a atitude de fé.  A fé é um tipo de conhecimento que, por um lado, não se encontra sustentada em nenhuma forma de intelectualidade situada a montante, mas que, ainda assim, pressupõe a lógica estrutural de algum conhecimento científico nomeadamente aquele que nos permite  enfrentar o nosso quotidiano, compreendendo-o. 
Parafraseando Santo Agostinho, D. Nuno Brás afirmou que a fé está na base de todo e qualquer relacionamento entre o homem e Deus. É um modo de viver, uma relação construída, não  a partir de nós, mas como um dom gratuito de Deus. Um dom que Maria acolheu no seu coração e fez dele um modo de ser... um modo de agir... um modo de viver... O Seu "sim" crente, pleno  de fé, com que respondeu à mensagem do Anjo durante a Anunciação, revela-nos  a Sua entrega total, a sua disponibilidade  para colaborar na obra da salvação. Esta dimensão da fé, viva, incondicional, absoluta,  permite que Maria veja Deus acontecer na Sua vida e na vida da Humanidade. Todo o trajeto de Maria ao longo da Sua vida, acompanhando o Seu Filho, partilhando com Ele o Seu sofrimento, fê-la ser convidada a alargar o coração e a cuidar da Igreja e de todos os seus filhos. Neste sentido larga a sua dimensão carnal  e torna-se a Virgem Mãe da Igreja cujo exemplo  continuamente nos ensina a ser crentes e a evoluirmos na nossa fé.
















Sem comentários:

Enviar um comentário