sábado, 29 de janeiro de 2011

Projecto "Pessoas no mundo"

O que seria do mundo sem pessoas? Creio que ninguém o poderá dizer... Se não houvesse pessoas ninguém poderia contar como era. Pois, de facto, é uma ideia idiota (ideia idiota, ok, vou fingir que não percebi) tentar conceber um mundo sem pessoas. Até porque, o que realmente me interessa são as pessoas, com ou sem mundo. Com ou sem...? Não, também não. Com mundo. Sem mundo seria também complicado de conceptualizar. Certo. Então ficam pessoas com mundo. Ou mundo com pessoas? O que fica melhor? Não, não... não és tu. Estou a falar de pessoas, não de ti especificamente. Ou serás? Pode ser que sim, depende um pouco da minha disposição. Para já és. Mas voltando ao tema deste monólogo (que já deixou de o ser depois de teres intrometido) entre pessoas com mundo ou mundo com pessoas, decidi-me pelo "pessoas no mundo". É o tema genérico do meu próximo projecto.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cânticos de louvor divino


As expressões de espiritualidade estão, desde tempos remotos, associados aos cânticos de louvor divino. A Gloria Dei, cuja origem  remonta ao período helenístico, é parte essencial das celebrações religiosas cristãs. 
A fusão do  individual, no seio do colectivo,  constrói etéreas pontes com dimensões intagíveis da esfera do ser. Esta foto apresenta um coro entoando hinos de exaltação,  durante uma cerimónia na Igreja Católica Ortodoxa. Chamo a atenção para o deleite no olhar, a emoção interior transposta para a expressão facial, no âmbito de uma comunhão suportada, também, por todos os elementos simbólicos envolventes.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Projecto "Expressões de Espiritualidade"

Este projecto tinha a ambição de apresentar diferentes manifestações de espiritualidade presentes na sociedade portuguesa contemporânea. Para tal propus-me a captar um conjunto de imagens que combinassem, num mesmo enquadramento, um mix de cor, luz e movimento, capazes de exprimirem a tensão, sempre presente, nos momentos de relação activa entre o crente e o objecto de crença.
No entanto, tenho consciência de que o conjunto de imagens aqui apresentadas representam, apenas, uma ínfima parte do vasto leque de ritos que, por esse país fora, se vão diariamente manifestando. Nessa medida, e, também, porque as expressões de espiritualidade, supondo a dimensão do sagrado primordial não se esgotam nele, apontamos para que, num futuro próximo, este projecto possa ter um desenvolvimento mais consentâneo com a relevância que o tema  merece.


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Entre a luz e a sombra

Porque a vida não é a preto e branco, mas multicolor, eu vivo na zona onde a luz branca se decompõe em todas as cores,  entre o dia e a noite, o claro e o escuro, enfim, entre a luz e a sombra.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Projecto "Autoretrato"

Este projecto  procura espelhar as diferentes dimensões de um nómada, que percorre a via láctea, em busca do seu próprio destino.  Aponta para uma determinada forma de ver o mundo, as pessoas, os lugares, as relações, enfim... de me ver a mim mesmo.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Projectos

Todos os projectos de autor em que envolvo, são por mim delineados (salvo qualquer solicitação do ponto de vista conceptual). Todos eles têm, por isso mesmo,a sua razão de ser. Apesar disso, são trabalhados de uma forma um pouco anárquica, quase caótica, a única forma de respeitar o meu conceito de liberdade e com isso fruir o prazer de fotografar. Não obedecem a um processo de construção linear, nem têm um limite temporal para serem concluídos. São, nessa medida, tal como o seu autor, "projectos vagabundos" em busca daquele "quid" que os preencha.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Organização do Blog

Este blog está organizado em função dos diferentes projectos em que me envolvo. As fotos que apresento, para cada um deles, são escolhidas em função do que considero ser a sua maior ou menor expressividade face ao tema. Vou tentar manter alguma rotatividade entre imagens de forma a garantir algum diamismo ao próprio blog.
No entanto, e porque a minha actividade fotográfica não se esgota nos diferentes projectos, disponibilizo, também, um conjunto de outras fotos que não fazendo parte de nenhum projecto específico (ou se fazem, outras razões se levantam para que não sejam entendidos enquanto tal) merecem, ser alvo de pública divulgação.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Apresentação

A fotografia para mim, é mais do que a mera acção mecânica de fixação de um qualquer aspecto fugaz do sensível. É, antes, um acto de entrega, uma cumplicidade dinâmica, a imortalização de um momento. Nessa medida, este blog pretende ser um espaço de partilha de experiências. A minha experiência enquanto "the man behind the camera" e a vossa, enquanto leitores activos dessas mesmas imagens.