terça-feira, 23 de outubro de 2018

Ganesh Utsav - Construção da estátua de Ganesh

Decorreu, no passado dia 8 de Setembro, no Templo de Radha Krishna, as cerimónias em honra do Deus Ganesh, o Ganesh Utsav. O Deus Ganesh é, no pensamento hindu, a divindade associada ao raciocino lógico, à inteligência, ao sentido prático e ao bom senso. A sua importância é tal que, normalmente, é invocado antes de qualquer evento de relevo como uma viagem, uma reunião de negócios, a construção de uma casa entre outros.
Segundo a mitologia hindu,  Ganesh  é filho dos deuses Shiva e Pravati. Num dia em que Shiva se ausentara para as montanhas   Pravati moldou o filho a partir da pasta que Shiva usava para tomar banho e insuflou-o de vida.  Quando Ganesh já era rapaz foi incumbido por sua mãe de guardar a porta de casa, sempre que ela tomava o seu banho matinal, para não ser surpreendida nesse momento mais íntimo. No dia em que Shiva regressou ao lar Ganesh, desconhecendo o pai, procurou impedi-lo de passar a soleira da porta, pelo que se envolveram num confronto físico durante o qual Shiva decepou o filho com o seu tridente. Pravati, desesperada, revelou-lhe a verdade e exigiu que o marido trouxesse Ganesh de volta à vida. Apesar de todos os esforços a cabeça de Ganesh não foi encontrada pelo que Shiva, para aplacar a fúria e a desolação de Pravati, ordenou aos seus homens que lhe trouxessem a cabeça do primeiro ser que lhes aparecesse ao caminho. Esse ser foi um elefante a quem foi cortada a cabeça e colocada por Shiva no corpo de Ganesh que, desta forma, regressou à vida. Ganesh é assim, representado com a sua cabeça de elefante e  é, normalmente, acompanhado por um pequeno rato que lhe serve de meio de locomoção. Esta associação de Ganesh ao rato foi alvo de múltiplas interpretações ao longo do tempo. Pessoalmente prefiro interpretá-la (a associação) como a possibilidade que cada um de nós tem, sempre,  de, partindo de um estado geral de obscuridão e de ignorância, encontrar o caminho da iluminação espiritual.
O Ganesh Utsav inicia-se com a construção da estátua de Ganesh, tarefa normalmente entregue a um grupo de senhoras dotadas de um nível de espiritualidade mais avançado, no que são acompanhadas por algumas crianças e suas progenitoras que construindo pequenas estátuas do Deus lhe vão, simultaneamente, pedindo a sua bênção.












 

























Sem comentários:

Enviar um comentário