sábado, 13 de outubro de 2018

Aniversário da Catedral de São Martinho de Dume 2018 - Igreja Católica Ortodoxa

Celebrou-se, no passado domingo, o aniversário da Catedral de São Martinho de Dume. A cerimónia, liderada pelo Metropolita Primaz João I, contou com a presença de muitos fieis que participaram de forma ativa nesta cerimónia eucarística. A Catedral deve o seu nome a um dos principais responsáveis pela cristianização da Península Ibérica e pelo desenvolvimento da vida monástica: São Martinho de Dume (520-579). 
Natural da antiga província romana da Panónia (atual Hungria), São Martinho de Dume, chegou à região nordeste da Península Ibérica (que, à época, englobava a região norte de Portugal, as Astúrias, a Galiza e Leão e se denominava Galécia), após  aprofundados estudos no Oriente, onde a sua ação evangelizadora levou à conversão ao Cristianismo do povo Suevo e do seu rei Teodimiro.
Com a sua ação inovadora transmitiu, quer à corte, que ao povo, os valores da nova civilização cristã cuja prática apontava para a necessidade de uma justiça igual para todos (como deriva da lei natural), e da humildade individual que, associada ao recolhimento e à purificação interior, permite  uma contínua progressão espiritual que nos leva a superar a dimensão superficial da vida e a penetrarmos/interiorizarmos no/o seu sentido profundo.
Estes princípios, reveladores do perfil espiritual e religioso de São Martinho, estão na base da cultura ascética e monacal, inspirada na vida e obra dos Padres do Deserto, e o levaram a fundar o Mosteiro de Dume, que, pela importância dos seus estudos, deu origem à diocese com o mesmo nome da qual foi o primeiro Bispo. Em 569 acumulou estas funções com as de  Bispo da diocese de Braga, funções essas que manteve até à sua morte em 579.




























Sem comentários:

Enviar um comentário